twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

SSD - Outras dicas para aumentar a vida útil

Este Post faz parte de uma série de dicas para melhorar a performance e vida útil do drive SSD. Vide o post "A Odisseia do SSD".

1 - Configurar a BIOS para utilizar a feature AHCI

Esta dica já foi exposta em meu artigo inicial de instalação do drive SSD.
Vale um reforço para verificar e ativar a feature de AHCI ao invés de IDE.
Existem relatos de BIOS que identifica o drive SSD automaticamente e aplica a melhor configuração para utilizar o drive SSD.
Como não existe um padrão de BIOS, onde posso indicar certamente onde está a configuração do SATA para trocar de IDE para AHCI, segue abaixo o print da minha BIOS com a alteração para você poder identificar em sua BIOS e realizar a alteração.

2.jpg

2 - Atualizar o firmware do seu drive SSD

Entrar no site do fabricante e verificar se tem alguma atualização de firmware para o seu SDD. Interessante realizar este procedimento quando comprar o drive e depois de um ano de utilização do mesmo.

Os primeiros drives SSD apresentaram diversos problemas pois a sua vida útil era diminuída drasticamente por eventos de escrita no drive.
Nas gerações atuais, os “danos” por evento de escrita ainda causam pequenas dores.
Assim é uma boa prática diminuir estes eventos para aumentar o tempo de vida de seu disco. Seguindo algumas destas dicas, podemos chegar em até 10 anos de duração de seu SSD.

3 - Utilizar o EXT4 como file system

A melhor opção de file system é o EXT4.
O journaling do EXT4 que gera um tipo log para evitar corrupção de dados, faz alguns eventos de escrita no SSD. Não desligue o journaling, ele não compromete a vida útil e este recurso é importante para evitar problemas em seu sistema de arquivos.
NÃO utilize o file system BTRFS! Ele gera diversos eventos de escrita no SSD, podendo comprometer a vida útil do seu sistema de arquivos.

2 comentários:

  1. Um ensaio bem escrito pode ser uma ferramenta poderosa para fazer seu marketing para potenciais empregadores. Se você não tem certeza de como escrever um currículo vencedor, essas 10 dicas que os redatores profissionais usam o ajudarão a começar da maneira certa. Acho comprartcc este site muito bom para facilitar a redação, você pode visitar este site.

    ResponderExcluir

 

Sobre o Blog

Neste blog irei compartilhar as minhas experiências e observações. Os temas serão variados, mas com ênfase em tecnologia. Inscreva-se nos nossos canais para receber atualizações.