twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

SSD - Espaço reservado para overprovisioning do SSD

Este Post faz parte de uma série de dicas para melhorar a performance e vida útil do drive SSD. Vide o post "A Odisseia do SSD".
O firmware do fabricante pode reservar uma quantidade de espaço do disco SSD para fazer o overprovisioning (OP).
O OP melhora a performance e frequentemente aumenta a resistência do SSD, ajudando o aumento da vida útil.
É comum deixar um espaço de 7% do seu drive SSD para overprovisioning, assim definimos um espaço “unallocated” para evitar que todo espaço de disco seja ocupado.
Abaixo o cálculo conforme o tamanho de seu drive SSD.

5.png

Na minha formatação do Linux Mint padrão, não tinha definido o espaço deslocado para o overprovisioning. Eu tive um trabalho em liberar o espaço da minha partição primária.
Para desmontar a partição e liberar espaço do meu drive “sda1”, tive que gravar um pendrive “bootável” utilizando o software YUMI para rodar o Ubuntu.

Yumi por coincidência é o nome do segundo gato de estimação que eu tenho. Como sou o terceiro dono dele (ou ele é meu dono?!), nunca soube exatamente a origem do nome dele. Acredito que como é normal no mundo dos felinos, a mulher que adotou o Yumi, primeiramente, não conseguiu identificar se o bicho era macho ou fêmea. Assim, dando o nome feminino japonês de Yumi.
Assim até hoje o Yumi é um felino macho com nome feminino.  
Não teve como não lembrar do gato quando tive que utilizar este software, agora posso mudar esta lenda do nome dele para que seja uma homenagem a esta ferramenta interessante que faz um pendrive “bootável”. Aliás, nem sei o motivo de comentar isto, mas como é um blog pessoal, vamos relaxar… Segue uma foto do Yumi felino para os curiosos.

Yumi.jpg

Link para fazer o download do Yumi, somente para Windows :(

Depois de fazer boot com o Ubuntu pelo pendrive, utilizamos a ferramenta “Gparted” para liberar espaço da partição primária.
Caso esteja lendo este artigo antes de ter instalado o sistema operacional, sua vida será mais fácil no momento realizar o particionamento, deixando o espaço para overprovisioning desalocado.
Utilizando o Gparted, desmontamos a partição principal e utilizamos a função “resize” para liberar espaço para o OP.
Segue abaixo o print do espaço “unallocated” reservado para overprovisioning.
6.png

Se fizer falta depois de um tempo este espaço reservado para o OP, podemos fazer um outro resize voltando espaço para a partição primária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sobre o Blog

Neste blog irei compartilhar as minhas experiências e observações. Os temas serão variados, mas com ênfase em tecnologia. Inscreva-se nos nossos canais para receber atualizações.