twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

SSD - Dica: Alinhamento das partições

Este Post faz parte de uma série de dicas para melhorar a performance e vida útil do drive SSD. Vide o post "A Odisseia do SSD".

Há um bom tempo atrás, falavam que as partições do SSD deveriam ser alinhado antes de serem utilizadas.
Atualmente as versões do Ubuntu e Linux Mint, desde o Debian Wheezy, alinham e otimizam as partições e filesystems para 4096 bytes de page size. Não sendo mais necessário este procedimento.

Partições que não estão alinhados ocorre comumente quando fazem “clone” de um sistema operacional que não tem como default fazer o alinhamento de partição.

Para verificar se as partições estão alinhados, vamos utilizar a ferramenta “parted”.
Esta ferramenta tem uma função chamada “align-check” que verifica se as partições estão alinhados.
Abaixo tem o print de como utilizar o “parted”.
1.png

A partição “extended” retornou como não estando alinhado. Esta partição não precisa estar alinhado, que não são gravado dado nela e serve somente para criar outras partições lógicas.

Fazer esta verificação se as partições estão alinhados aumenta a performance não somente em drive SSD, mas de diversas aplicações em qualquer drive. Estudos de performance falam de um aumento em até 30% de reposta do disco em aplicações de banco de dados. Independente do sistema operacional, Windows ou Linux, vale a pena verificar se as partições estão alinhados e fazer o alinhamento para melhorar a performance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sobre o Blog

Neste blog irei compartilhar as minhas experiências e observações. Os temas serão variados, mas com ênfase em tecnologia. Inscreva-se nos nossos canais para receber atualizações.