twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

terça-feira, 26 de maio de 2009

Apresentando Google Apps

Vou apresentar para vocês, nobres leitores, um pacote de serviços do Google.
Sou um fã incondicional dessa empresa e fiquei impressionado com essas aplicações baseadas no modelo SaaS (Software-as-a-Service).
Esse Pacote Google Apps abrange os serviços gmail, calendar, docs, talk, mobile e o google sites, os mesmos não eram novidades para mim.
Estava verificando a possibilidade de trocar o meu domínio de servidor, buscando alguma alternativa free. Foi quando encontrei o Apps.
O primeiro recurso que me chamou a atenção, foi de poder usar o seu domínio e o logotipo.
Pode-se, por exemplo, utilizar o meu e-mail romero@dsromero.com.br como sendo uma conta no gmail. Então, quando mandarem um e-mail para mim, o gmail será o meu servidor de e-mail.
Podemos utilizar o webmail do gmail para poder visualizar os nossos e-mails e com o logotipo de nossa empresa no lugar do Google.
O Apps tem um sistema de administração bem interessante, nele poderemos controlar os domínios de nossos serviços e ativar os mesmos, definir o logotipo , criar contas de usuários, alterar layout e outras configurações.
No meu domínio posso criar 50 usuários, na versão free. Na versão paga, temos algumas vantagens.
Neste link, temos um comparativo com as versões:
http://www.google.com/a/help/intl/pt-BR/admins/editions_spe.html
 

Os usuários cadastrados podem dividir os mesmos documentos, verificar a agenda de outro usuário, podem dividir os mesmos contatos no gmail, pode-se criar uma intranet e todos usuários podem atualizar através do google sites. Utilizando o mobile, a sincronização com o meu iphone ficou muito interessante. Posso verificar a agenda, gmail e contatos com informações atualizadas direto do meu iphone. Estes recursos são preciosos para um ambiente empresarial e de contribuição.
 
Fiquei muito empolgado com a possibilidade de vender esses serviços. É uma solução muito barata para empresas de grande e médio porte. A versão paga são $50 anuais por usuário. O Google estimula um programa de reseller do Apps, contudo, não está liberado aqui no Brasil.
http://www.google.com/apps/intl/en/business/resellers/index.html
 
Eu migrei o meu domínio para o Google Apps sem problemas. Estou muito satisfeito e vejo isso com bons olhos para um investimento. Ainda mais criando aplicações para trabalharem em conjunto com o APPS.
Acredito que deu para ter uma idéia dos recursos que o Apps pode oferecer.
Se quiserem conhecer mais, acessem: http://www.google.com/apps/
 
Com o tempo, vou postando mais informações sobre o apps e dicas sobre as ferramentas.
 
Qualquer dúvida é só comentar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Sobre o Blog

Neste blog irei compartilhar as minhas experiências e observações. Os temas serão variados, mas com ênfase em tecnologia. Inscreva-se nos nossos canais para receber atualizações.