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segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Integração do Facebook com SDK do Facebook no IOS 9 e XCODE 7.


Queria integrar o login do Facebook em minha aplicação, com isso tive alguns problemas que vou relatar. Não vou descrever todo o processo, que o quickstart dá uma boa idéia de como fazer a integração com o sdk do facebook. Vou relatar alguns problemas que eu tive.


Primeiro passo:
Entrar no site de developer do Facebook:https://developers.facebook.com/quickstarts/
- Escolher IOS e Cadastrar a sua aplicação.

Fazer o download do SDK.
Como estou desenvolvendo para o IOS 9, fiz o download do SDK para IOS 9, que atualmente está na versão beta.


Adicionar o SDK ao Projeto:



No Xcode 7, entrar na raiz do projeto, clicar no botão direito, selecionar "-> Add Files".
No quickstart do Facebook, pedem para não selecionar a opção "Copy into destination group folder". Contudo, na versão 7 do Xcode não tem esta opção, tem uma nova opção que é necessário selecionar para evitar erros de importação no Xcode 7, selecionar a opção "Copy Items if Needed".



Selecionar os seguintes pacotes para importação para o seu projeto:
FBSDKCoreKit.Framework, FBSDKLoginKit.Framework, FBSDKShareKit.Framework
Criar fbauth2 no plist
Este processo não vi no quickstart e gerava erro, que não achava o fbauth2.
Abrir o plist e incluir o campo LSApplicationQueriesSchemes, type Array e incluir a propriedade fbauth2, NSString. Conforme a figura abaixo:


Adicionar usuário de testes
Para testarmos a aplicação, seguindo o quickstart, devemos incluir um usuários de testes.
Entrar na página de developer do facebook do facebook, entrar em My Apps e depois selecionar Roles.
Incluir um usuário de testes, já que sua app não estará publicada ainda.




Vou criando outros Posts com problemas e duvidas que vou resolvendo.
Espero ter ajudado.


sexta-feira, 25 de setembro de 2015

XCODE 7 - Deploy direto no Iphone sem licença de Desenvolvedor.


O desenvolvimento de aplicativos para IOS tem algumas particularidades, que deixam a parte de testes complicada.

No Android, conseguimos criar uma máquina virtual, onde conseguimos emular completamente um aparelho com este sistema operacional.
No IOS, temos uma simulação do aparelho. Esta simulação, representa uma grande dificuldade. Não conseguimos testar a aplicação, pois a simulação utiliza recursos do computador, não conseguimos testar se a nossa aplicação irá ficar lenta em um determinado dispositivo. Dificuldades em testar recursos de camera, bluetooth, integração com outras apps, etc.
Não vou explicar aqui sobre a diferença entre Simulação e Emulação, pesquisando no Google irá achar diversos artigos explicando esta diferença.

Na versão 7 do Xcode, diferente das outras versões, onde tinhamos que comprar uma licença de desenvolvedor, com o valor simbólico de $99 anuais, para poder fazer um deploy direto da app para o iphone, agora na versão 7, podemos fazer isso sem a licença de desenvolvedor.

No início fiquei espantado como sai caro desenvolver para IOS. Temos que ter um MAC e pelo menos um Iphone e Ipad para testarmos a aplicação. Para quem está começando, um investimento pesado. Com isso, limitando os desenvolvedores que querem entrar neste mundo de IOS.

Eu tenho um Iphone 4s aposentado aqui em casa, pensei que nunca mais iria ligar ele, mas o mesmo está servindo perfeitamente para os meus testes. O mesmo está atualizado com o IOS9.1 e depois de "zerar" o sistema operacional, está funcionando perfeitamente.

Para utilizar ele em seu desenvolvimento e testes, primeiro temos que plugar o mesmo com o cabo USB no seu MAC.


Depois de plugado no computador, o ITunes irá reconhecer o Iphone.
Abrir o Xcode e escolher Product/Destination e selecionar o seu Iphone.
Na primeira vez, irá pedir para você logar com a sua conta do Apple.


Mande o Build e o Xcode irá compilar a aplicação no seu aplicativo.
Na primeira vez, será necessário liberar a sua aplicação para poder ser executada no IOS.
Irá aparecer um erro que o software não é confiável.
Para liberar a aplicação, segue o seguinte caminho: ajustes/geral/perfil.
Selecionar para confiar no desenvolvedor/aplicação.


 Pronto, agora você irá conseguir testar a aplicação direto em seu celular.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

IOS Info.plist


Na integração da APP com o Facebook, precisamos editar o Info.plist, que é um arquivo xml de propriedades essenciais da aplicação.
O nosso querido Xcode apresentava um erro muito genérico, que não conseguia identificar o erro.

Segue o erro:

The data couldn’t be read because it isn’t in the correct format.


Temos a ferramenta plutil, que executamos a mesma no terminal para poder identificar o erro.
Entrar no diretório da aplicação e executar o seguinte comando:

plutil Info.plist
 Retorna um erro melhor para a identificação do problema.


sexta-feira, 17 de julho de 2015

Atalho no Gnome Shell 3 - Debian "Jessie" 8 - Alacarte

Depois de descompactar um arquivo e executar ele no terminal, não sabia como criar um link na interface gráfica do GNOME3 / Debian Jessie 8. Vamos utilizar o aplicativo Main Menu (Alacarte) que costuma vir instalado. Primeiro vamos verificar se o mesmo está instalado, abrindo o terminal do Debian.
root@romero-Lenovo-Z40-70:/home/romero# apt-cache search alacarte
alacarte - easy GNOME menu editing tool

Caso não retorne que o alacarte esteja instalado, executar a instalação do mesmo:
root@romero-Lenovo-Z40-70:/home/romero# su
root@romero-Lenovo-Z40-70:/home/romero# apt-get install alacarte
Depois de instalado, vamos abrir a interface gráfica do alacarte.
Apertando o botão "windows", procure por alacarte, conforme o print abaixo:



Clicar para abrir o programa, vemos a seguinte inferface gráfica:


É muito simples criar o atalho, no exemplo abaixo criei o atalho para o PopCornTime.


Depois de criar o atalho, aperta o botão "windows" e procure pelo PopCorTime. Clicando com o botão direito em cima do ícone do programa, pode mandar colocar ele na barra lateral de favoritos.


sábado, 16 de maio de 2015

Teclas de Atalhos do Android Studio MAC OSX

Tive algumas dificuldades nas teclas de atalhos no MAC OSX, com o Android Studio.
Vou alimentando essa lista para poder ajudar.

Comando no Android StudioMac OS X Atalho
Reformatar o CódigoOPTION + CMD + L
Mostrar a Documentação da APIF1 / FUNCTION + F1
Gerar Código FonteCMD + N
Ir para a FonteCMD + DOWN ARROW KEY
Deletar a LinhaCMD + BACKSPACE
Procurar palavra no códigoOPTION + CMD + O
Build / ConstruirCMD + F9
Build and Run / Construir e CarregarCTRL + R
Toggle Project Sidebar VisibilityCMD + 1
Abrir ClasseCMD + O
Abrir ArquivoCMD + SHIFT + O
Arquivos Abertos RecentesCMD + E
Arquivos Editados RecentementeCMD + SHIFT + E
Próximo / Próximo ErroF2 / FUNCTION F2
Localização da Ultima EdiçãoCMD + SHIFT + BACKSPACE
Última LocalizaçãoCMD + [ and CMD + ]
Ir para a DeclaraçãoCMD + B
Ir para a SuperCMD + Y
Next Word NavigationALT + LEFT/RIGHT ARROW KEY
ProcurarCMD + F
Procurar no DiretórioSHIFT + CMD + F
Refatorar Classe MétodoCTRL + T
Limpar imports não usadosCTRL + OPTION + O
Mostrar Imports FaltantesCTRL + OPTION + i
Importar quando subir o pop-upOPTION + ENTER
Atalho para Gerar Construtores/Setters/GettersCTRL + ENTER

domingo, 12 de abril de 2015

Pasta Library - Bilioteca no MAC

O MAX OSX esconde a pasta Library - Biblioteca, para evitar que usuários leigos editem esta pasta.
Contudo, se quisermos acessar esta pasta, precisamos dentro do finder, clicar na opção ir e teclar o botão option (alt). Assim, irá mostrar a opção de ir para a biblioteca.


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Gravar imagem pelo OSX MAC

Precisei gravar um arquivo de imagem (.img) no OSX esses dias.
Tinha um cartão SD onde iria gravar uma imagem de Linux para rodar no Raspberry PI.
Primeiro passo é abrir o terminal e digitar:

diskutil list

O retorno será algo parecido como:


Identificamos no retorno o disco onde está o SD, no meu caso /dev/disk1

Para poder gravar no cartão, será necessário desmontar ele.
Abra o utilitário de disco e desmonte a unidade de disco.


Depois desses passos,  estará preparado para gravar na unidade SD, utilizando o seguinte comando abaixo, alterando no if o endereço do arquivo .img e no of o disco:

 sudo dd if=/Users/douglasromero/Desktop/Pi/OpenELEC-RPi.arm-5.0.3.img of=/dev/disk1

Agora só curtir o seu disco com a nova imagem.
 

Sobre o Blog

Neste blog irei compartilhar as minhas experiências e observações. Os temas serão variados, mas com ênfase em tecnologia. Inscreva-se nos nossos canais para receber atualizações.