twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

XCODE 7 - Deploy direto no Iphone sem licença de Desenvolvedor.


O desenvolvimento de aplicativos para IOS tem algumas particularidades, que deixam a parte de testes complicada.

No Android, conseguimos criar uma máquina virtual, onde conseguimos emular completamente um aparelho com este sistema operacional.
No IOS, temos uma simulação do aparelho. Esta simulação, representa uma grande dificuldade. Não conseguimos testar a aplicação, pois a simulação utiliza recursos do computador, não conseguimos testar se a nossa aplicação irá ficar lenta em um determinado dispositivo. Dificuldades em testar recursos de camera, bluetooth, integração com outras apps, etc.
Não vou explicar aqui sobre a diferença entre Simulação e Emulação, pesquisando no Google irá achar diversos artigos explicando esta diferença.

Na versão 7 do Xcode, diferente das outras versões, onde tinhamos que comprar uma licença de desenvolvedor, com o valor simbólico de $99 anuais, para poder fazer um deploy direto da app para o iphone, agora na versão 7, podemos fazer isso sem a licença de desenvolvedor.

No início fiquei espantado como sai caro desenvolver para IOS. Temos que ter um MAC e pelo menos um Iphone e Ipad para testarmos a aplicação. Para quem está começando, um investimento pesado. Com isso, limitando os desenvolvedores que querem entrar neste mundo de IOS.

Eu tenho um Iphone 4s aposentado aqui em casa, pensei que nunca mais iria ligar ele, mas o mesmo está servindo perfeitamente para os meus testes. O mesmo está atualizado com o IOS9.1 e depois de "zerar" o sistema operacional, está funcionando perfeitamente.

Para utilizar ele em seu desenvolvimento e testes, primeiro temos que plugar o mesmo com o cabo USB no seu MAC.


Depois de plugado no computador, o ITunes irá reconhecer o Iphone.
Abrir o Xcode e escolher Product/Destination e selecionar o seu Iphone.
Na primeira vez, irá pedir para você logar com a sua conta do Apple.


Mande o Build e o Xcode irá compilar a aplicação no seu aplicativo.
Na primeira vez, será necessário liberar a sua aplicação para poder ser executada no IOS.
Irá aparecer um erro que o software não é confiável.
Para liberar a aplicação, segue o seguinte caminho: ajustes/geral/perfil.
Selecionar para confiar no desenvolvedor/aplicação.


 Pronto, agora você irá conseguir testar a aplicação direto em seu celular.

Um comentário:

 

Sobre o Blog

Neste blog irei compartilhar as minhas experiências e observações. Os temas serão variados, mas com ênfase em tecnologia. Inscreva-se nos nossos canais para receber atualizações.